Professores
Professora Dra. Edimara Luciana Sartori
Formação:
- Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria
- Especialização em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais (2016) pelo Instituto Federal do Paraná
- Mestrado em Letras - Estudos Literários (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria
- Doutorado em Letras Vernáculas - Literatura Portuguesa (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Áreas de interesse de orientação:
- Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa no ensino básico.
- Relações interdisciplinares da Língua Portuguesa e da Literatura com outras áreas do saber, como História, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Artes, Moda.
- A literatura em convergência com outras artes e culturas.
Professora Dra. Roberta Macedo Ciocari
Formação:
- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (1996) e em Letras - Língua Inglesa (1997) pela Universidade de Passo Fundo
- Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira (2000) pela Universidade de Passo Fundo
- Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos (2005) pela Universidade de Passo Fundo
- Doutorado em Letras - Leitura e Formação do Leitor (2018) pela Universidade de Passo Fundo
Áreas de interesses de orientação:
- Aplicação de metodologias por meio de técnicas variadas em sala de aula e análise do desenvolvimento e resultados dessa aplicação.
- Análise de processos educativos em sala de aula (observação de aulas e sua consequente análise conforme teorias da educação e também outras teorias).
- Áreas de maior afinidade: Letras, língua estrangeira (inglês); leitura e formação do leitor.
- Outras áreas e assuntos: a combinar.
Professora Me. André Fernando Rollwagen
Formação:
- Bacharel em Informática (1999) - UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta.
- Especialização em Ciência da Computação, Ênfase em Programação Avançada e Redes (2003) - UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta.
- Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (2021) – UAB Universidade Aberta do Brasil.
- Mestrado em Engenharia (2013) – UPF - Universidade de Passo Fundo
Áreas de interesses de orientação:
- Aplicação de metodologias ativas.
- Gamificação e objetos de aprendizagem.
- Desenvolvimento de aplicativos educacionais e aplicação.
- Utilização / aplicação de softwares educacionais e análise dos respectivos resultados.
- Inclusão digital.
Professor Dr. João Mário Lopes Brezolin
Formação:
- Bacharelado em Ciência da Computação (2002) pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
- Formação Pedagógica (2012) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL).
- Especialização em Informática na Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
- Mestrado em Educação (2012) pela pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
- Doutorado em Ciência da Computação (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
Áreas de interesse de orientação:
- Pesquisa aplicada ao uso de tecnologias digitais;
- Planejamento de espaços de aprendizagem;
- Desenvolvimento e validação de software educacional;
- Tecnologias e metodologias de Inclusão digital.
Professor Me. Adilso Nunes de Souza
Formação:
- Tecnologia em Processamento de Dados (2001) pela Universidade de Passo Fundo (UPF);
- Especialização em Sistemas de Informação: ênfase em desenvolvimento web (2003) pela Universidade de Passo Fundo (UPF);
- Formação Pedagógica de Docentes (2012) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL);
- Mestrado em Engenharia área de infraestrutura e meio ambiente (2015) pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Áreas de interesse de orientação:
- Informática Educativa;
- Tecnologias Digitais na Educação;
- Validação e aplicação de Metodologias Ativas;
- Desenvolvimento de aplicativos Educacionais;
- Tecnologias e metodologias de Inclusão digital.
Professor Dr. Mateus da Fonseca Capssa Lima
Formação:
- Licenciatura e Bacharelado em História (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria
- Mestrado em História (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria
- Doutorado em História (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Áreas de interesse de orientação:
- História e Filosofia das Ciências;
- Ensino de História;
- História da Educação;
- Relações interdisciplinares entre História, Literatura e Cinema;
- Impactos sociais das tecnologias.
Professor Dr. Willian Guimarães
Formação:
- Bacharelado em Psicologia (2014) pela Universidade de Passo Fundo
- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2015) pela Universidade de Passo Fundo
- Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (2022) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
- Mestrado em Psicologia Social e Institucional (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Doutorado em Psicologia Social e Institucional (2022) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Áreas de interesses de orientação:
- A compreensão de elementos biopsicossociais do desenvolvimento de crianças e adolescentes no campo educacional
- Aspectos sociais e institucionais relativos à Educação Inclusiva com ênfase nos estudos de gênero e de sexualidade.
- Relações interdisciplinares entre a Psicologia e outras áreas do saber como a Educação, Sociologia, Filosofia e Direito.
Professor Dra. Anubis Graciela de Moraes Rossetto
Formação:
- Ciência da Computação (1998) pela Universidade de Passo Fundo (UPF);
- Especialização em Sistemas de Informação: ênfase em desenvolvimento web (2002) pela Universidade de Passo Fundo (UPF);
- Formação Pedagógica de Docentes (2012) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL);
- Mestrado em Ciência da Computação (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Doutorado em Computação (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Áreas de interesse de orientação:
- Informática Educativa;
- Tecnologias Digitais na Educação;
- Desenvolvimento e validação de software educacional;
- Tecnologias e metodologias de Inclusão digital.
- Estudos de Gênero e Sexualidade no ambiente escolar.
Professor Me. Marcelo Lacortt
Formação
- Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
- Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Áreas de interesse para orientação:
- Modelagem matemática
- Produção de materiais didáticos
- Estatística aplicada
- Educação Matemática
Professora Dra. Jacinta Lourdes Weber Bourscheid
Formação
- Licenciada em Ciências/Biologia pela UNIJUI-RS (1984)
- Licenciatura em Pedagogia pela UNIGRAN-MT (2011)
- Especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ (2002)
- Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS
- Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- (2016) Canoas/RS
Áreas de interesse de orientação:
- Na área do Ensino de Ciências/ Biologia.
- Na área de Ensino das Séries iniciais do Ensino Fundamental.
- Pesquisa da área dos Teorias/Teóricos da Educação.
- Área da Educação Ambiental/Sustentabilidade.
Professor Dr. Lucas Vanini
Formação
- Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
- Mestrado em Engenharia Oceânica (FURG).
- Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Canoas/RS
Áreas de interesse para orientação:
- Tecnologias Digitais nos processos de ensino e aprendizagem
- Uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem
- Modelagem matemática
- Produção de materiais didáticos
- Estatística aplicada
- Educação Matemática
Professor Me. Carlos Alberto Petry
Formação
- Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
- Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Áreas de interesse para orientação:
- Programação visual e o processo ensino-aprendizado
- Gamificação aplicada ao aprendizado
- Metodologias ativas aplicadas à educação
- Informática aplicada à educação
- Informática aplicada à inclusão digital
Voltar