Professora Anubis Graciela de Moraes Rossetto defende tese de doutorado

Publicado em 31/10/2016 - 16:55
Professora Anubis Graciela de Moraes Rossetto defende tese de doutorado

A professora Anubis Graciela de Moraes Rossetto defendeu, no dia 17 de outubro, a tese de doutorado intitulada “Impact FD: An Unreliable Failure Detector Based on Process Relevance and Confidence in the System”.

Ela estava vinculada ao Doutorado Interinstitucional (DINTER)  junto ao Programa de Pós-graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A tese teve como orientador o Professor Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer e a  banca examinadora da defesa foi constituída pelos professores Dr. Elias Procópio Duarte Júnior (UFPR), Dr. Jorge Luis Victoria Barbosa (Unisinos) e o  Dr. Edison Pignaton de Freitas (UFRGS).

Durante o período do doutorado, a professora Anubis teve a oportunidade de realizar parte da pesquisa na França, por meio de um Doutorado Sanduíche realizado no ano de 2014, na Université Pierre et Marie Curie (UPMC) que faz parte do grupo Sorbonne Universités . Nesse período foi orientada pelos professores Dra. Luciana Arantes e Dr. Pierre Sens que atuam no Laboratoire d'Informatique de Paris 6 (Lip6), considerado um dos principais laboratórios de pesquisa na França.

A pesquisa realizada também gerou importante produção científica, destacando 5 publicações em eventos internacionais e um capítulo de livro.

Professora Anubis destaca que a tese apresenta uma importante contribuição para área de tolerância a falhas com a definição de um novo detector de falhas, denominado Impact FD, que inclui características não consideradas por detectores de falhas tradicionais. Além disso, reforça que o doutoramento contribui para o fortalecimento da pesquisa e geração da produção acadêmica para o Câmpus Passo Fundo.