Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Projetos - 2020

 

Projeto: Estudo sobre Abordagens Convolucionais para Desenvolver uma Ferramenta Computacional que Reconheça Insetos em Imagens Digitais.

Professor(es): Telmo Júnior

Edital: IFSUL 06/2020

O objetivo desse projeto é avaliar abordagens convolucionais profundas (DCNNs) para subsidiar o desenvolvimento de uma rotina computacional que automatize a contagem e identificação de insetos em imagens digitais, as quais são geradas com a digitalização das amostras capturadas pelas armadilhas amarelas. A metodologia será baseada na comparação das abordagens Region-based Convolutional Neural Network (RCNN), Single Shot Detector (SSD), entre outras, utilizando bibliotecas livres e a linguagem de programação Python. Espera-se gerar um modelo capaz de detectar afídeos e parasitoides em imagens da base de dados AgroDB e disponibilizar os resultados para modelos de simulação de pragas e plantas.

 

Projeto: Ferramenta web para coordenação de experimentos sobre dinâmica populacional de insetos em ambientes controlados.

Professor(es): Jorge Luis Boeira Bavaresco

Edital: IFSUL 06/2020

O afídeo ou pulgão Rhopalosiphum padi (Hemiptera: Aphididae) é uma das pragas que causam perdas consideráveis no trigo no Brasil. Como o trigo possui uma importância econômica relevante, prever danos causados por estas pragas atende uma demanda do setor produtivo. Um meio para realizar tais previsões são modelos de simulação. Estes utilizam dados do meio ambiente (climatológicos e meteorológicos) e biológicos (patógeno ou praga) para realizar as simulações. No caso da praga Rhopalosiphum padi (Hemiptera: Aphididae), prever a dinâmica populacional é algo pertinente para que se possa manejar de forma mais adequada a cultura envolvida. Experimentos físicos em ambientes controlados são realizados pela Embrapa Trigo em Passo Fundo para observar a dinâmica populacional dos afídeos em diferentes regimes térmicos. Posteriormente, os dados resultantes podem ser utilizados para parametrizar modelos de simulação e realizar-se análises estatísticas. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta com uma interface web para facilitar a coordenação de experimentos físicos sobre a dinâmica populacional de afídeos em ambientes controlados, facilitando o processo criação do experimento e de registro dos dados provenientes para posterior utilização de modelos de simulação.

 

Projetos - 2012

 

Projeto: Sistema de monitoramento contínuo de sinais vitais

Professor(es): Anubis Rossetto

Edital: IFSUL 01/2012 - BIC-IFSUL

O projeto propõe o desenvolvimento de uma estrutura de software que proporcione o monitoramento contínuo de pessoas por meio da coleta de dados de sensores acoplados ao indivíduo e que os disponibilize informações para acesso de familiares e profissionais da área da saúde. O sistema será responsável pelo monitoramento cardíaco do usuário por meio de um equipamento já existente, uma camiseta (Smartshirt) que possui sensores que fazem medições do ritmo cardíaco. Um dispositivo móvel faz a coleta dos dados sensorizados pela smartshirt via conexão Bluetooth. O processamento dos dados será realizado com um algoritmo de detecção de ritmo cardíaco com base no sinal de ECG recebido, baseado no método de Pan e Thompkins (PAN 1985). Após este processamento os dados são enviados para um servidor remoto utilizando um web services.


 

Projeto: Estudo do Framework Jquery Mobile no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa

Professor(es): Adilso Nunes de Souza, Roberta Ciocari

Edital: IFSUL 01/2012 - BIC-IFSUL

Neste projeto são realizados estudos envolvendo as principais ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de aplicativos para o ambiente web e acessíveis através de dispositivos móveis, buscando atender a demandas existentes dentro da própria instituição, permitindo a interdisciplinaridade e propiciando a aplicação prática dos conhecimentos gerados.


 

Projeto: Um Aplicativo Web Genérico para a Integração de Bases de Dados.

Professor(es): Alexandre Tagliari Lazzaretti

Edital: IFSUL Projetos 05/2011

Desenvolver através de tecnologias pesquisadas um aplicativo genérico de integração de bases de dados com o objetivo de facilitar o processo de análise e armazenamento de dados. Esse aplicativo será testado com bases de dados agrícolas associadas a banco de dados e modelos de simulação do crescimento de culturas. Entretanto, esse aplicativo pode ser utilizado por qualquer domínio de aplicação que necessite integrar e trabalhar com dados.


 

Projeto: Estudo de Tecnologias para Desenvolvimento de um Framework de Integração de Dados

Professor(es): Alexandre Tagliari Lazzaretti, Alisson Bach Ferreira

Edital: IFSUL 01/2012 - PIBITI-CNPQ

A utilização de dados oriundos de diversas fontes, sobre um determinado domínio de aplicação, cada vez mais tem se tornado fundamental para o processo de aquisição do conhecimento.  Em diversos contextos da sociedade humana, existem dados armazenados e disponíveis em diversas formas e formatos. A utilização desses dados é extremamente trabalhosa, pois precisam ser transformados e integrados para poderem ser manipulados. Muitas vezes esses dados necessitam de aplicações específicas para poderem ser utilizados. Nesse sentido, esse projeto tem por objetivo realizar um estudo de tecnologias, mais especificamente, tecnologias de desenvolvimento para construção de frameworks com foco de integração de dados. Ao final, será escolhida a tecnologia que melhor se adapta ao estudo de caso com base nos critérios estabelecidos no estudo. 


 

Projeto: Uso de Tecnologias de Dispositivos Móveis para Desenvolvimento de Sistemas na Saúde.

Professor(es): Alexandre Tagliari Lazzaretti

Edital: IFSUL 01/2012 - BIC-IFSUL

Atualmente observa-se um grande crescimento no uso de dispositivos móveis pelas pessoas, cada vez mais esses aparelhos trazem benefícios para quem os usa, economizando tempo e trazendo uma maior qualidade de informação. Aliado a evolução e uso dos aparelhos, novos aplicativos tem sido desenvolvidos para proporcionar um maior conforto aos seus usuários e muitas vezes facilitando a sua vida profissional.  A área médica, como tantas outras áreas, possui demandas que muitas vezes podem ser facilitadas caso o médico possua as informações necessárias de forma rápida e confiável. Nesse caso, evita-se um desperdício de tempo, que as vezes é um fator limitador de um possível tratamento.  Tendo a possibilidade de agregar tecnologias de dispositivos móveis, mais especificamente aplicativos, aplicadas à área médica, muito provavelmente diversos problemas podem ser evitados. Nesse sentido, esse projeto pretende desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis para a área médica, onde o médico possa consultar e atualizar o histórico clínico do paciente de forma remota, proporcionando assim uma agilidade em seus serviços e proporcionando ao paciente um atendimento de forma mais rápida e qualificada.


 

Projeto: Levantamento de plataformas de hardware e sistemas operacionais para uso em sistemas de computação móvel e sua importância para as atividades cotidianas

Professor(es): Carlos Alberto Petry
Edital: IFSUL 01/2012 - BIC-IFSUL

Atualmente existe uma grande variedade de dispositivos móveis disponíveis e aplicáveis as diversas atividades do cotidiano. A grande variedade de opções, ao mesmo tempo que permite vasta possibilidade de escolha ao usuários, gera dificuldades no momento da seleção do modelo mais adequado às necessidades destes usuários. Observa-se que os diversos modelos variam em preço e apresentam aspectos e características distintas, porém vários deles suportadas pela mesma plataforma de hardware e sistema operacional. Assim, um estudo que caracterize tais equipamentos e permita uma melhor escolha do modelo mais adequado às necessidades e expectativas dos usuários se faz necessário.

 

 

 





Voltar