Tecnologia em Sistemas para Internet

Sobre o Curso

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFSUL- Campus Passo Fundo surgiu em 2009 com o objetivo de formar profissionais qualificados para mercado de trabalho.

O curso tem duração de 6 semestres, sendo oferecido nos turnos da manhã e noite, com um total de 48 vagas por semestre (24 vagas de manhã e 24 vagas a noite).

O egresso do curso é capaz de atuar em diversos ramos de negócios, desempenhando atividades de manutenção de computadores, projeto e configuração de redes de computadores e desenvolvimento de sistemas desktop e web.

 

Objetivos

O objetivo geral do curso é proporcionar ao aluno uma formação tecnológica na área de Informática que o permita atuar no planejamento, análise, desenvolvimento, avaliação e utilização de tecnologias emergentes empregadas em aplicações para a Web, sítios e portais para Internet e intranets, visando suprir as necessidades do mundo do trabalho.

Os objetivos específicos do curso são:

  • formar um profissional capaz de compreender as demandas tecnológicas na área de informática, impostas pelos avanços sociais;
  • prover ao profissional o domínio de conceitos e de desenvolvimento de projetos para a Web, envolvendo interfaces e aplicativos, comércio eletrônico, gerência de projetos, acesso a banco de dados, redes de computadores, integração de mídias e tecnologias emergentes, como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos;
  • preparar o profissional para administrar a implantação, manutenção e segurança dos sistemas para Internet.

 

Áreas e Ambientes de Atuação

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet poderá atuar em empresas em geral, exercendo atividades técnicas e de coordenação de projetos na área de Informática, com ênfase em sistemas voltados para Internet. Estas atividades podem ser divididas em três grandes áreas distintas: suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia.

 

Perfil Profissional

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet terá uma formação tecnológica que possibilite buscar soluções inovadoras e adequadas à realidade do mercado, utilizando a tecnologia de desenvolvimento de sistemas para Web com criatividade, sabedoria e eficiência. Mais precisamente, este curso formará profissional com perfil empreendedor, pró-ativo e competente, com conhecimento suficiente para fazer uso dos paradigmas, metodologias e técnicas de programação atuais e emergentes para Internet e sabendo reagir ao dinamismo característico desta área. Além disso, terá uma formação humana que permita ser um cidadão responsável, crítico e atento às necessidades da sociedade em que vive.

 

Estrutura do Curso

O curso tem duração de 6 semestres, sendo oferecido nos turnos da manhã e noite, com um total de 80 vagas por semestre (40 vagas de manhã e 40 vagas a noite).

 

Formas de Ingresso

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, os candidatos deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e, prestar processo seletivo. O processo seletivo para ingresso no curso será regulamentado em edital específico.

 

Horário das Turmas

Consulta de horários para as turmas matriculadas atualmente no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet.

 

Estágio Curricular

O curso prevê a realização de estágio obrigatório com duração de 355 horas. As atividades do estágio devem ser compatíveis com os conteúdos vistos em sala de aula. Após a conclusão do 3º semestre o aluno pode encaminhar o processo para realizar o estágio obrigatório.

O estágio curricular deverá seguir as definições estabelecidas na Organização Didática – IFSUL, bem como regulamentos pré-estabelecidos pela coordenação ou colegiado do curso. 

 

Trabalho de Conclusão (TCC)

A partir do 5º semestre o aluno pode encaminhar o processo de trabalho de conclusão de curso.

 

Contato

Email da coordenação do curso: coordenacao.tspi@passofundo.ifsul.edu.br 





Voltar