Técnico em Informática

Sobre o Curso

O curso Técnico em Informática do IFSUL- Campus Passo Fundo foi implantado no ano de 2007, com o objetivo de formar profissionais qualificados para mercado de trabalho nas áreas de informática. O curso tem duração de 4 semestres, sendo oferecido no turno da noite, com um total de 20 vagas por semestre.

O egresso do curso será capaz de atuar em diversos ramos de negócios, desempenhando atividades de manutenção de computadores, projeto e configuração de redes de computadores e desenvolvimento de sistemas desktop e web, sendo desenvolvimento de sistemas principal foco do curso.

 

Objetivos

O objetivo principal do curso é proporcionar ao aluno uma formação profissional técnica de nível médio, na área da informática, viabilizando a construção de conhecimentos necessários para atender a demanda do mundo do trabalho. O curso formará profissionais capacitados a contribuírem com o desenvolvimento sócio econômico da região.

Os objetivos específicos do curso são:

  • desenvolver programas de computador;
  • conhecer, identificar, instalar e configurar recursos de hardware e software;
  • conhecer uma organização de computadores em rede local e realizar implementações adequadas de programas que operem em ambientes de rede;
  • operacionalizar programação e configuração de banco de dados;
  • conhecer e operacionalizar processos voltados para qualidade;
  • analisar, diagnosticar e empreender projetos pertinentes à área de informática.

 

Áreas e Ambientes de Atuação

O egresso do curso Técnico em Informática poderá atuar em empresas em geral, exercendo atividades técnicas na área de informática, com ênfase em desenvolvimento de programas de computadores.

 

Perfil Profissional

O egresso terá uma formação técnica que possibilite o desenvolvimento de programas de computador baseados em paradigmas, metodologias, técnicas de programação atuais e testes de qualidade de software. Além disso, esse profissional estará capacitado para utilizar diferentes ambientes de desenvolvimento, sistemas operacionais, bancos de dados e executar manutenção de sistemas computacionais implantados. 

 

Estrutura do Curso

O curso tem duração de 4 semestres, sendo oferecido nos turnos da manhã e noite, com um total de 40 vagas por semestre (20 vagas de manhã e 20 vagas a noite).

 

Formas de Ingresso

Para ingressar no curso Técnico em Informática, os candidatos deverão ter concluído o ensino médio ou equivalente. Além disso, o candidato deve realizar processo seletivo definido pela direção do IFSUL. Maiores informações podem ser obtidas diretamente no site do campus ou pelo telefone (54) 3311-2916.

 

Horário das Turmas

Noite: 19h e 30 min até 22h e 40min

 

Estágio Curricular

O curso Técnico em Informática prevê a realização de estágio obrigatório com duração de 240 horas, podendo ser realizado a partir da conclusão do primeiro período letivo, sendo que as atividades do estágio devem ser compatíveis com os objetivos do curso.

O estágio curricular deverá seguir as definições estabelecidas na Organização Didática - IF Sul-rio-grandense, bem como regulamentos pré-estabelecidos pela instituição.

 

Contato

Email da coordenação do curso: coordenacao.ti@passofundo.ifsul.edu.br





Voltar