Ciência da Computação (Matriz 2017)

Sobre o Curso

O curso tem duração de 8 semestres, sendo oferecido no turno da manhã, com um total de 30 vagas por semestre.

Cientistas  da  Computação  são  profissionais  responsáveis  pelo desenvolvimento  científico  (teorias,  métodos,  linguagens,  modelos,  entre  outros)  e tecnológico da Computação.

Para  ingressar  no  Curso  de  Bacharelado  em Ciência  da  Computação,  os candidatos deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O processo seletivo para ingresso no Curso dar-se-á exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC.

Objetivos

O  curso  de  Bacharelado  em  Ciência  da  Computação  objetiva  formar profissionais  que  tenham  conhecimentos  e  competências  necessários  para  se engajarem  em  atividades  de  concepção  e  aplicação  de  métodos  e  técnicas computacionais. O curso visa desenvolver nos egressos capacidades que os permitam ser responsáveis pelo desenvolvimento científico e tecnológico da Computação e para a resolução de problemas nos mais diferentes domínios de conhecimento. Objetiva-se também uma  formação  humanística  e  integral  para  que  além de  bacharéis,  os profissionais sejam cidadãos críticos e reflexivos capazes de compreender e atuar em sua realidade, explorando o uso das tecnologias com responsabilidade social.

Os  objetivos  específicos  visam capacitar  o  futuro  profissional  de  ciência  da computação,  em consonância  com  as  recomendações  curriculares  da  Sociedade Brasileira de Computação – SBC e do Ministério da Educação, são os seguintes:

  • Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da computação.
  • Desenvolver modelos, algoritmos e sistemas.
  • Desenvolver e utilizar técnicas de avaliação de sistemas computacionais e dos processos de desenvolvimento de software.
  • Determinar  e  solucionar  eficientemente  problemas  em  ambientes computacionais.
  • Desenvolver  raciocínio  lógico-matemático  para  que  possa  tratar problemas complexos.
  • Desenvolver habilidades para aprender novas tecnologias.
  • Desenvolver  competências  em  tecnologias  de  banco  de  dados, engenharia de software,  sistemas distribuídos, redes de computadores, sistemas operacionais, inteligência artificial, entre outras.
  • Apresentar ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação.
  • Compreender criticamente os princípios éticos que envolvem a profissão de bacharel em ciência da computação;

 

Perfil Profissional

O Curso de Bacharelado em Ciências da Computação tem por objetivo proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de bases científicas e tecnológicas para atuar  na área de informática.  Além disso,  possibilitar o egresso a ingressar em programas de pós-graduação e pesquisa.


Campo de Atuação

No que diz respeito ao campo de atuação, o egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação poderá atuar em empresas que empregam a informática como atividade meio ou atividade fim. O mercado de trabalho para o profissional de Ciência da Computação é bastante amplo e oferece diversas oportunidades. Entre outras, as empresas em que, tipicamente, esse profissional podem atuar são:

  • empresas  de  desenvolvimento  de  software  atuando  em pesquisa  e desenvolvimento;
  • empresas de alta tecnologia;
  • instituições de ensino e pesquisa;
  • empresas dos setores primários, secundários e terciários;
  • escritórios de prestação de serviços públicos e privados e, na consultoria.

Além disso, o egresso com perfil empreendedor pode abrir seu próprio negócio.





Voltar